A necessidade por madeira resistente existe até hoje, apesar de restrições legais que visam impedir o desmatamento exacerbado e preservar vegetações nativas. Água, tempo e diferentes temperaturas são apenas algumas condições das quais uma madeira deve resistir para ser considerada resistente. Mas onde a madeira de demolição se enquadra nessa história?

História:           

Num passado recente, entre 70 e 200 anos atrás, diferentes madeiras eram utilizadas para a construção civil, fosse para o comércio, para a infraestrutura das cidades ou residências. Aquelas conhecidas como resistentes (e, mais tarde, de lei) eram comumente derrubadas, a fim de garantir a durabilidade e a qualidade das edificações. E elas duraram.

            Mas os tempos mudaram. É necessário ser sustentável para garantir o futuro das próximas gerações. Umas das formas encontradas para manter o estilo e a qualidade atualmente foi a reutilização das mesmas madeiras usadas naquele passado recente. Isso também significou demolir aquelas casas antigas para aproveitar o que elas ainda tinham de matéria-prima.

            Novas formas de construção e novas tecnologias trouxeram novas oportunidades para a Arquitetura e a Decoração, as quais passaram a se basear no passado para trazerem novidades. E, assim, a mistura do antigo e do novo passou a ser vista na combinação de móveis rústicos com casas e comércios modernos.

      

  

   Uma das madeiras de demolição mais utilizada atualmente é a peroba rosa, sendo diversa por suas diferentes tonalidades e possibilidades de tratamento. Diferentes móveis, revestimentos e painéis podem ser criados a partir dela, fazendo com que a peroba rosa seja uma das mais procuradas.

            Rústico em aparência, liso no toque, mais escuro ou mais claro, detalhes; essas são possibilidades do trabalho com a peroba rosa, comumente usada na produção de mesas, cadeiras, aparadores, armários, escrivaninhas, molduras, bancos e outros tipos de móveis.

            Comprar um móvel rústico feito a partir da madeira de demolição é manter o estilo sem abrir mão da durabilidade e qualidade. É desestimular o desmatamento ilegal e desenfreado. É ter patrimônio.

Santa Branca Móveis Rústicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *