Móveis rústicos: como decorar sua casa com madeira de demolição

            A madeira de demolição começou a ser usada de diversas formas na produção de móveis e artigos para casa. As opções são muitas, indo de pequenos banquinhos a grandes armários e mesas. São muitas possibilidades! E essa é só mais uma prova de que os móveis rústicos vieram para ficar.

            Mas como combinar a madeira envelhecida com o ambiente clean comumente visto em novos prédios e casas? Abaixo separamos três dicas para que você consiga criar ambientes únicos com aquele toque de casa do interior. Vamos conferir?

Um Pequeno Toque

Em grandes cidades, como São Paulo, nem sempre o espaço é farto; aliás, na maioria das vezes, os apartamentos contam com espaços muito bem planejados, deixando poucas possibilidades para grandes móveis. Mas isso não significa que um detalhe não faça diferença.

Um artesanato, um painel de TV na sala ou até mesmo uma estante já trazem o ar rústico ao ambiente. Outra forma de trabalhar com móveis rústicos em ambientes pequenos está no quarto. Criados-mudos em madeira de demolição, molduras de espelho e quadros e até mesmo a cabeceira da cama conferem aquele ar de aconchego que o rústico traz.

Na Área Gourmet

Quando lembramos da casa da vó ou daquele familiar que mora no interior, pensamos nos momentos especiais vividos na mesa de jantar. Não importava o tamanho da família; sempre tinha espaço para mais um no café da tarde com bolo ou no almoço de domingo.

Para tanto, mesas grandes em peroba-rosa podem ser uma opção viável na área gourmet de sua casa. A vantagem desse tipo de madeira é a sua resistência à umidade, luz do sol e até mesmo aquele pequeno acidente de derrubar comida sobre a toalha de mesa.

Uma mesa feita a partir de madeira de demolição pode, até mesmo, receber pratos, copos e panelas sem a toalha. É bonito mostrar os detalhes dessa matéria-prima cheia de história! E para receber os convidados, é possível compor o conjunto com bancos compridos ou a mescla de cadeiras e bancos menores.

Bancadas, aparadores e armários também são ótimas opções para a área gourmet com o estilo rústico. Neste caso, os armários podem até mesmo serem abertos (como se fazia em casas antigas), sem portas. A decoração fica por conta do próprio conteúdo das prateleiras: pratos coloridos ou simplesmente brancos, e o mesmo para os copos. É possível, inclusive, mesclar a utilidade de se guardar a louça com a decoração de artesanatos em madeira.

Misturando Estilos

Uma dúvida muito comum quando se vai decorar uma casa nova é se a decoração rústica deve estar presente em todos os ambientes da casa. E a verdade é que não existe uma regra. É possível decorar ambientes somente com o rústico, mesclando-o com o contemporâneo ou apenas trazendo pequenos objetos de madeira.

Se o ambiente for moderno, trazendo, por exemplo, eletrodomésticos em acabamento inox e paredes claras, dois móveis rústicos podem ser utilizados para quebrar o estilo e trazer cor. Cadeiras e bancos compostos com a mesa ou aparadores com armários feitos a partir da madeira de demolição são combinações possíveis.

Entretanto, trazer toda a decoração rústica para a casa inteira também combina. O importante é a preocupação com o bem-estar e o aconchego, ou seja, é possível transformar os ambientes de seu lar em uma composição que puxa para um estilo mais antigo.

Móveis rústicos têm a vantagem de serem trabalhados de diversas formas. Lisos, com detalhes da madeira, de tamanhos variados… não importa! As possibilidades são infinitas e a criatividade é o limite. Ouse decorar sua casa com este estilo antigo, porém moderno!

Móveis rústicos

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *